Prêmio da AbrajetPa valoriza o Fotojornalismo
O Fotojornalismo é mais uma das categorias do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” criado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa), que surgiu com o objetivo de valorizar o turismo paraense e os profissionais do Jornalismo.
O fotógrafo paraense Celso Lobo foi o grande vencedor desta categoria em 2017, com a imagem “Fotógrafo leva imagens da Amazônia para a Europa”, que é sobre o Círio de Caraparu, que ocorre na Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará. Sua imagem também foi premiada no Brasília PhotoShow (Medalha de Prata) e participou do Cultural Week Brazil-Norway 2017 – Embassy of Brazil in Oslo.
Para Celso Lobo foi uma honra participar do IV Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa). “Levar o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo em Turismo de uma foto que já provocou tantas pessoas e, não tenho dúvidas de que já levou muita gente ao Caraparu, me faz sentir que a missão foi cumprida”, contou.
“Aos amigos que constroem boas imagens, que estão conosco nessa lida do Fotojornalismo, esse prêmio foi nosso. Um reconhecimento como este demostra que o trabalho executado até aqui contribuiu de alguma forma para facilitar e promover o turismo em nosso estado”, comemorou.
História do Fotojornalismo
A fotografia surgiu em 1826, por Joseph Nicéphore Niepce, ele conseguiu reproduzir, após dez anos de experiências, a vista descortinada da janela do sótão da sua casa, em Chalons-sur-Saône. Por volta de 1822, Niepce já trabalhara com um verniz de alfalto (betume da Judéia), aplicado sobre vidro, além de uma mistura de óleos destinada a fixar a imagem, que obtinha a fotografia das construções vistas da janela da sua sala de trabalho após uma exposição de oito horas.
Contudo, o sistema heliográfico era inadequado para a fotografia comum. A descoberta decisiva foi feita por Louis Daguerre, que apanhou uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e guardou displicentemente, em um armário. Ao abri-lo, no dia seguinte encontrou sobre ela uma imagem revelada. A nova invenção, que paralisava o tempo havia surgido.
Já em 1839 foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot . Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
Desde então, a fotografia tem registrado momentos marcantes. Tem sido além de uma importante profissão, uma arte. Um dos segmentos da fotografia é o Fotojornalismo, que são fotógrafos que capturam através dos lentes momentos históricos importantes para sociedade.
Sobre as inscrições:
As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Haverá premiação para as categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.
Nesta edição também serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter.
Na categoria Fotojornalismo, se enquadram fotos em reportagens impressas ou on line sobre turismo. Poderão concorrer nesta categoria fotos veiculadas em revistas, jornais, sites, blogs e portais brasileiros ou de outros países, no período de 1º julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.
A inscrição se dará exclusivamente mediante publicação on line no sistema de inscrições do Site Oficial do Prêmio da Abrajet Pará – www.abrajet para.com.br e/ou www.encomtur2019.com.br. Na ficha de inscrição devem constar o título da matéria com os referidos arquivos de imagens com o material jornalístico, na medida do possível link da página da internet, onde foi publicado.
No material deve constar a identificação do autor, do veículo de comunicação e a data em que a matéria foi publicada. Caso o veículo não conceda o crédito ao referido profissional, na publicação, o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, Declaração de Autoria, formal e escrita pelo representante do veículo de comunicação, lhe creditando a autoria do trabalho.
Critérios de avaliação:
-A adequação ao tema: turismo no Pará
-Qualidade técnica e interpretativa da imagem;
– Qualidade estética;
– Qualidade de imagem quanto à valorização da informação;
– Criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos).
Texto: Michele Lobo
Com informações do site Fotografia DG