Prêmio da AbrajetPa valoriza o Radiojornalismo
O Radiojornalismo é uma das categorias do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” criado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa), que tem o objetivo de valorizar o profissional jornalista paralelamente a valorização do turismo paraense.
O jornalista Luís Fernando Machado, da Rádio Cultura no Pará foi o vencedor em 2017, na categoria Radiojornalismo com uma série de reportagens sobre o Festival das Tribos de Juruti.
Segundo ele, o prêmio veio em um momento importante da sua carreira quando estava completando sete anos de radiojornalismo pela Rádio Cultura do Pará. “É sempre gratificante estar em uma emissora pública e conquistar um prêmio como esse é valorizar a nossa cultura, a tradição do que o Pará tem de melhor”, acredita.
História do Radiojornalismo
O Radiojornalismo é o segmento do jornalismo que surgiu depois do impresso, que rapidamente se transformou em um poderoso veículo de comunicação de massa. Durante a Primeira Guerra mundial, no século XX, foram feitas várias experiências de transmissão à distância e sem fio. Com o final da Guerra, os Estados Unidos inauguraram o primeiro serviço regular de radiodifusão, em 1920.
No Brasil, o início da radiodifusão comercial foi em 1919, com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco. Mas só em 1923 o governo autorizou a veiculação de publicidade comercial. A primeira emissora de rádio regular a ser instalada foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada em 1923.
No Pará, o rádio surgiu cinco anos após a criação da primeira rádio brasileira, com a Criação da Rádio Cube, em 1928. A Rádio Clube foi a primeira rádio criada no Norte no país.
Entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970, a televisão se firmou no mercado e o rádio deixou a sala de visitas dos lares, buscando assim, outro perfil de público, outro cenário. Migrou para as cozinhas, mesas de cabeceira, carros, e até nos galhos de plantações.
Hoje, o rádio é um grande veículo de comunicação já consolidado, que pode ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar, enquanto se faz outras coisas: enquanto se cozinha, enquanto estiver ao volante. O Rádio tornou-se no lazer de ouvir sem esforço.
Assim, o prêmio de Jornalismo em turismo tem o objetivo além da valorização do turismo paraense também de cada categoria jornalística.
Sobre as inscrições:
As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Haverá premiação para as categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.
Nesta edição também serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter.
Na categoria Radiojornalismo, se enquadram: programas, entrevistas, reportagens e documentários veiculados em revistas e jornais brasileiros ou de outros países, no período de 01 de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.
A inscrição se dará exclusivamente mediante publicação on line. No material deve constar a identificação do autor, do veículo de comunicação e a data em que a matéria foi publicada.
Critérios de avaliação na categoria
– A adequação ao tema: turismo no Pará
– Qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição);
– Qualidade do áudio;
– Qualidade da locução;
– Qualidade da trilha sonora se houver;
– Criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos);
– Serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.
No material deve constar a identificação do autor, da emissora, a data em que a matéria foi ao ar e a sua duração em minutos. Caso o veículo não conceda o crédito ao referido profissional, na publicação, o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, Declaração de Autoria, formal e escrita pelo representante do veículo de comunicação, lhe creditando a autoria do trabalho.
Texto: Michele Lobo
Foto: Divulgação
Com informações dos sites Observatória da Imprensa, Revista Eco Pós e Rádio Clube.