Breves é a porta de entrada para o arquipélago do Marajó
Cercada por rios navegáveis e um rico patrimônio histórico, a cidade de Breves é a porta de entrada para o arquipélago do Marajó, no estado do Pará.
O município localizado na mesorregião de Marajó, é formado por um imenso número de ilhas separadas por inúmeros igarapés, furos, canais e estreitos do rio Amazonas, que acabam se unindo às águas do rio Tocantins. Essa região do delta do Amazonas, possui uma navegação extremamente difícil, pela enorme quantidade de ilhas e canais.
Se chega a Breves a partir de Belém, capital do Estado do Pará, por meio de barco ou de avião. Por meio de barco, a viagem tem duração aproximada de 12 horas.
O acesso ao município também acontece a partir de cidades do Estado do Amapá (Santana e Macapá), por meio de barcos e lanchas, com viagens diárias, com duração aproximada de 6 e 12 horas, respectivamente.
Por meio de transporte aéreo, o acesso a Breves acontece de Belém por voos diários entre segunda e sexta-feira, com avião monomotor fretado, e com tempo de viagem de aproximadamente 45 minutos.
Breves é a maior cidade do arquipélago do Marajó e devido ao seu grau de desenvolvimento econômico e social é também a que possui o maior setor de hospedagem, como hotéis, pousadas, além de outros estabelecimentos, como kitnets, hospedarias e residenciais, que oferecem pousada para turistas e visitantes.
Breves possui um rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. O Palácio Floriano Pinto Gonçalves, onde funciona atualmente a Prefeitura Municipal de Breves é um deles. Foi construído por volta de 1904.
O Trapiche Municipal é uma construção em madeira de grande importância histórica para a cidade. A arquitetura segue um padrão bastante eclético e harmonioso.
O Mercado Municipal é um prédio bem antigo e faz parte da história de Breves.
Atrativos – O calendário de eventos culturais é bastante rico. Ao longo do ano são realizados inúmeros acontecimentos programados, como festas, comemorações cívicas, atividades de manifestação e uso tradicional popular.
A culinária regional de Breves é bem variada. O vinho do açaí, a farinha de mandioca, a tapioca, o charque, o pescado e o camarão são base da dieta local. Alguns pratos típicos da região são o tacacá, a maniçoba, o vatapá e o pato no tucupi.
Contudo, o calendário de eventos gastronômicos de Breves ainda é pequeno, mas certamente que há potencial para ampliar as programações e eventos que valorizem a culinária regional.
O município possui inúmeros espaços para lazer em ambientes naturais, muitos dos quais com grande potencial para o ecoturismo regional.
O rio Parauhaú fica na orla de Breves. Ele é um rio extenso e navegável em todo o seu percurso. A Prainha é o principal local de banho dos moradores. Esse local também é bastante usado por donos de lanchas e jet-skis.
O Balneário do Bira Martins situa-se a cerca de 5 km do centro da cidade, na estrada vicinal Breves-Mamanjó, às margens do igarapé Arapijó, e é um local estruturado para receber turistas e moradores locais.
O Balneário Joynarés situa-se a 12 km do centro da cidade, na estrada vicinal Breves-Mamanjó, às margens do igarapé Arapijó, e tem uma ótima infraestrutura.
O Balneário Mamanjó situa-se cerca de 8 km do centro da cidade, na estrada vicinal Breves-Mamanjó, às margens do igarapé Mamanjó, e conta com ótima infraestrutura, com estacionamento, bar, lixeiras, banheiros, quiosques etc.
A RESEX Mapuá é uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável e existem vários pontos interessantes para visitação. O próprio rio Mapuá, com suas águas negras, é um grande atrativo. Mas existem muitos outros atrativos: a Casa Familiar Rural (CFR), o Espaço Criança da Floresta, os sítios arqueológicos, os seringais nativos, o Casarão do Cumaru e o Lago do Jacaré.
O Marajó Park Clube é atualmente o maior e mais moderno espaço de lazer de Breves. Ele situa-se cerca de 3 km do centro, na saída da cidade em direção a Estrada Breves-Anajás (PA 159). Ele possui ótima infraestrutura, com piscinas, tobogãs, brinquedos, quadra de esportes, lanchonete, lojas etc.
O Park funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Nos finais de semana o público pode acompanhar shows, ao vivo, no palco que tem visão de 360 graus, que são acompanhados por mais de duas mil pessoas. Informações: (91) 9933-1001.
Com informações do “Inventário da Oferta Turística do Município de Breves, na Ilha de Marajó (Pará)”.
Texto: Ronaldo Quadros
Fotos: João Ramid