Notícias

Integração turística viabiliza criação de nova rota entre Pará e Maranhão

Postado em 19 de agosto de 2019 por Michele em Gerais, Turismo

Rotas integradas contribuem com a consolidação de novos roteiros turísticos, desta vez, entre estados do Norte e Nordeste, e representantes do turismo em Parauapebas (PA) e São Luís (MA), dialogam para concretizar a criação de uma nova opção de roteiro.

chamada_2_-_trem_de_passageiros_kcahmhm

Para quem gosta de novas experiências, viajar conhecendo as belezas geográficas e ambientais entre os dois estados por meio da linha de ferro Carajás, que será potencializada para além do escoamento do minério de ferro.

Esta será mais uma alternativa turística a ser divulgada e comercializada por agências de viagem do Brasil e do mundo.

No último dia 14 de agosto, a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Aglaudene Tomé e o diretor de Produtos do Departamento de Turismo de Parauapebas (Detur), Dácio Souza, estiveram em São Luís, para tratar da criação de uma nova rota turística integrada, juntamente com representantes da pasta do turismo no Maranhão.

A proposta irá estimular a demanda natural de visitantes e atrair novos turistas, o que alavancará a economia em ambas as regiões.

Para Aglaudene Tomé, esta é mais uma rota turística que alavancará a economia na região de Parauapebas, que juntada às rotas já consolidadas, City Tour, das Águas, do Búfalo, Carajás e Indígenas, viabilizará o aumento do fluxo de turistas na cidade, que se movimenta e se organiza cada vez mais em favor do crescimento turístico.

Planejamento – O planejamento estratégico do segmento turístico no Brasil vem avançando nesse formato. As rotas integradas em serras catarinenses, já consolidadas, recebem turistas de todo Brasil e durante o ano inteiro e, servem de modelo para os demais estados brasileiros.

Entre os “cases de sucesso” do Brasil, está a “Rota das Emoções”, no Nordeste, já consolidada e que reúne em seu roteiro cidades do Maranhão, Piauí e Ceará. Outra rota integrada que está em andamento nos remete à Amazônia brasileira e reunirá cidades do Amazonas, Pará e Maranhão.

Investe Turismo – No próximo dia 26 de agosto, é a vez de Belém ser palco de reunião do Investe Turismo: parcerias para transformar destinos. O seminário acontecerá no Teatro Estação Gasômetro de 8h às 17h, e tem como objetivo apresentação de ações, projetos, linhas de crédito e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística no Pará.

O Programa Investe Turismo, uma iniciativa conjunta pelo Ministério do Turismo (MTur), Sebrae e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem como meta unir setores público e privado para organizar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todo o território nacional.

Com um investimento na ordem de R$ 200 milhões, será disponibilizado para aumentar a qualidade do turismo promovendo a melhoria dos serviços atrativos com foco nas micro e pequenas empresas; ao marketing e apoio à comercialização por meio de campanhas e produção de inteligência mercadológica.

10428013_588088631308202_477975466808634119_n-1

 

Também para ampliar o fluxo de turistas em diversos destinos, além de promover a geração de negócios, empregos e renda e promover o acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento do turismo para novos empreendimentos.

Entre ações previstas no Plano Nacional de Turismo 2018/2022 está à definição de um novo posicionamento do Brasil como destino turístico e a retomada do crescimento.

A projeção é que o Programa Investe Turismo contribua com o novo posicionamento e promova mudanças para melhor em relação ao turismo brasileiro.

 

Texto: Christina Hayne  (Presidente da Abrajet -PA)

Fotos: Vale (Divulgação)

 

Com Informações da assessoria comunicação Detur /PMP e Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas.

Pesquisar

Outras notícias