Turismo Cultural pode ser pauta para premiação da Abrajet Pará
Cada região possui sua cultura, patrimônio histórico, sua gastronomia, suas festas populares. O Turismo Cultural é um dos segmentos do Turismo com grande potencial social e econômico. Com uma cultura rica, comida diferenciada e destaque no Turismo religioso, o Pará se mostra cada vez mais engajado no Turismo Cultural. Jornalistas que pautarem o “Turismo Cultural”, em especial, do estado do Pará podem ser premiados no V Prêmio de Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Abrajet Pará.
O Turismo Cultural consiste em atividades, equipamentos e serviços turísticos que possibilitam a vivência das diferentes formas de expressão e elementos significativos do patrimônio cultural (material e imaterial) contribuindo diretamente para sua valorização e preservação. Além de facilitar o diálogo entre culturas; tornar cidades inclusivas, seguras e sustentáveis; fortalecer os esforços para proteger o patrimônio cultural e natural; tornar culturas e civilizações mais conhecidas; melhorar as condições de vida diárias e reduzir a pobreza.
O Círio da Nossa Senhora de Nazaré é o grande destaque do Turismo paraense, do turismo cultural. A festa religiosa é uma das maiores do mundo, a maior do Brasil. Na semana do Círio, o estado recebe turistas do mundo todo, movimenta a economia, a gastronomia, valorizando também vários outros segmentos do Turismo.
A Secretaria de Turismo do Estado do Pará (SETUR), declara que o Turismo é divido em segmentos, como uma forma de organização do turismo, para fins de planejamento, gestão e mercado. De acordo com o Ministério de Turismo, para que a segmentação seja efetiva, é necessário conhecer profundamente as características do destino: a oferta e a demanda. Ressaltando que as políticas públicas, incluindo a segmentação do turismo, têm como função primordial a redução da pobreza e a inclusão social.
Segundo dados da SETUR, o Turismo de Cultural possui oito categorias: cultura viva; festas populares; gastronomia; patrimônio histórico; religiosidade turismo étnico eventos culturais; intercâmbios e socioculturais
Conheça cada um deles:
Cultura Viva
Atividades turísticas relacionadas à vivência ou à observação do modo de vida, dos saberes e fazeres presentes no cotidiano de uma determinada população, tais como os hábitos e tradições, a produção artística (artes plásticas, música, dança), o conhecimento popular e científico, dentre tantos outros.
Festas Populares
São celebrações e comemorações de natureza sociocultural, com sentidos e dimensões históricas, que se caracterizam pelo surgimento espontâneo, por iniciativa popular, marcadas pela presença determinante de expressões e tradições próprias da cultura local.
Gastronomia
Atividades turísticas vinculadas às práticas gastronômicas de uma determinada localidade, cujo atrativo pode ser a culinária regional, eventos gastronômicos e a oferta diferenciada de estabelecimentos diferenciados de alimentos e bebidas, integrados ou não em roteiros ou circuitos gastronômicos.
Patrimônio Histórico
compreendem as atividades turísticas que envolvem os registros e legados materiais de uma determinada sociedade, tais como os monumentos, conjuntos arquitetônicos, edificações de valor histórico e arquitetônico, ruínas, sítios arqueológicos, lugares de interesse histórico ou marco simbólico de uma comunidade (praças, jardins, etc.), paisagem cultural, dentre outros.
Religiosidade
são as atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.
Turismo étnico:
Atividades turísticas envolvendo a vivência de experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos. O conceito clássico de etnia remete a noção de origem, cultura, práticas sociais e raça, onde se considera o patrimônio histórico e cultural como elemento de identidade e diferenciação de um determinado grupo, bem como as interações sociais que ocorrem entre este grupo e a sociedade em seu entorno.
Eventos culturais
Programas ou atividades temporárias de conteúdo cultural, criadas ou organizadas para atrair fluxos turísticos, com recorte temático específico ou integrando várias formas de expressão (gastronomia, música, dança, teatro, cinema, literatura, artes, artesanato, religião….), como ocorre com os festivais e feiras, por exemplo.
Turismo intercâmbio
Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”.
Inscrições e Premiação
Com uma plataforma on-line de inscrição, o candidato poderá se inscrever acessando o site oficial do prêmio ou o site da Abrajet Pa. O processo de inscrição é prático, seguro, rápido e é possível fazer o upload dos arquivos das reportagens via plataforma, além da possibilidade de inserir links com as matérias publicadas. Cada concorrente poderá inscrever até 3 (cinco) matérias.
A edição 2019 distribuirá prêmios no valor total bruto de R$ 12.000,00 (doze mil reais), ao primeiros colocados nas cinco categorias profissionais e pacotes de turismos aos vencedores aos amadores da categoria “Mídias Sociais.
Podem participar veículos de imprensa (TV, Rádio, Internet e Impresso e Fotojornalismo) de todo o Brasil e internautas com imagens publicadas nas Mídias Sociais. São elegíveis matérias jornalísticas que tenham sido produzidas entre 31 de julho de 2018 e 31 de outubro de 2019, no site oficial da Abrajet-Pará – www.abrajetpara.com.br /ou no site www.encomtur2019.com.br. Os candidatos deves ler o regulamento e acompanhar as dicas da Abrajet pelas redes Sociais.
A novidade deste ano é “Comenda Marques dos Reis”, que foi criada especificamente aos profissionais da Trade do Pará. A comenda vai julgar a qualidade dos serviços prestados nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.
Sobre o prêmio
O principal objetivo do prêmio é o reconhecimento qualitativo dos melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados no âmbito local, regional, nacional e internacional sobre o destino Pará. Assim, contribuindo com o fortalecimento do profissional de comunicação e com a divulgação do turismo paraense. Os jornalistas especializados em turismo, têm a missão de fazer circular a informação de um lado para outro e esse fluxo contribui com a visibilidade e atração do turismo.
O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” presta homenagem a Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para o turismo no Estado do Pará, pioneiro do turismo no Pará e também do jornalismo especializado. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim.
Tire suas dúvidas clicando no link da sua categoria:
Impresso–http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-abre-espaco-para-o-jornalismo-impresso/
Rádio-http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-radiojornalismo/
TV- http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-telejornalismo/
On-line- http://www.abrajetpara.com.br/1423-2/
Fotojornalismo-http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-fotojornalismo/
Mais informações:
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Site: http://www.abrajetpara.com.br/
Facebook: @abrajet.pa
Instagram: @abrajetpa
Texto: Michele Lobo com informações do Ministério do Turismo e Setur