Escrever sobre Turismo de Sol e Praia rende prêmio
Calor, férias e feriados prolongados. São ocasiões determinantes para curtir uma praia. O Turismo de Sol e Praia, um dos segmentos que englobam o Turismo, é um dos lazeres mais procurados no verão paraense. As praias de águas doces e salgadas do estado do Pará lotam, movimentando pessoas e a economia. Escrever sobre o “Turismo de Natureza”, especialmente, as praias do Pará pode render premiação no V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Abrajet Pará.
De acordo com informações da Secretaria de Turismo do Estado do Pará (SETUR), o Turismo é divido em segmentos, como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Segundo o Ministério de Turismo, para a segmentação do turismo seja efetiva, é necessário conhecer profundamente as características do destino: a oferta e a demanda. Ressaltando que as políticas públicas de turismo, incluindo a segmentação do turismo, têm como função primordial a redução da pobreza e a inclusão social.
O segmento do Turismo “Sol e Praia” são atividades turísticas relacionadas à recreação, lazer, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor. O Pará, uma região imensa de ilhas, com uma riqueza hidrográfica que permite o contato com esse meio ambiente e desperta nos viajantes um sentimento de respeito, bem-estar e diversão.
Segundo dados da SETUR, o Turismo de Sol e Praia possui três categorias: Esportes náuticos; Lazer e Ilhas. Conheça cada um deles:
Esportes náuticos
Atividades esportivas de caráter recreativo relacionadas ao ambiente de mar, lago, rio, e/ou praticadas nas áreas marítimas, lacustres ou fluviais, com auxílio de equipamentos náuticos. Exemplos: vela, windsurfe, surfe, kitesurf, wekeboard, canoagem, remo, jet ski, banana boat, esqui-aquático etc.
Lazer
Conjunto de atividades oferecidas no contexto da praia ou em destinos de praia para o divertimento e a distração dos visitantes.
Ilhas
atividades turísticas relacionadas ao sol e praia em ambientes insulares.
Inscrições e Premiação
Com uma plataforma on-line de inscrição, o candidato poderá se inscrever acessando o site oficial do prêmio ou o site da Abrajet Pa. O processo de inscrição é prático, seguro, rápido e é possível fazer o upload dos arquivos das reportagens via plataforma, além da possibilidade de inserir links com as matérias publicadas. Cada concorrente poderá inscrever até 3 (cinco) matérias.
A edição 2019 distribuirá prêmios no valor total bruto de R$ 12.000,00 (doze mil reais), ao primeiros colocados nas cinco categorias profissionais e pacotes de turismos aos vencedores aos amadores da categoria “Mídias Sociais.
Podem participar veículos de imprensa (TV, Rádio, Internet e Impresso e Fotojornalismo) de todo o Brasil e internautas com imagens publicadas nas Mídias Sociais. São elegíveis matérias jornalísticas que tenham sido produzidas entre 31 de julho de 2018 e 31 de outubro de 2019, no site oficial da Abrajet-Pará – www.abrajetpara.com.br /ou no site www.encomtur2019.com.br. Os candidatos deves ler o regulamento e acompanhar as dicas da Abrajet pelas redes Sociais.
A novidade deste ano é “Comenda Marques dos Reis”, que foi criada especificamente aos profissionais da Trade do Pará. A comenda vai julgar a qualidade dos serviços prestados nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.
Sobre o prêmio
O principal objetivo do prêmio é o reconhecimento qualitativo dos melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados no âmbito local, regional, nacional e internacional sobre o destino Pará. Assim, contribuindo com o fortalecimento do profissional de comunicação e com a divulgação do turismo paraense. Os jornalistas especializados em turismo, têm a missão de fazer circular a informação de um lado para outro e esse fluxo contribui com a visibilidade e atração do turismo.
O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” presta homenagem a Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para o turismo no Estado do Pará, pioneiro do turismo no Pará e também do jornalismo especializado. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim.
Tire suas dúvidas clicando no link da sua categoria:
Impresso–http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-abre-espaco-para-o-jornalismo-impresso/
Rádio- http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-radiojornalismo/
TV- http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-telejornalismo/
On-line- http://www.abrajetpara.com.br/1423-2/
Fotojornalismo-http://www.abrajetpara.com.br/premio-da-abrajetpa-valoriza-o-fotojornalismo/
Mais informações:
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Site: http://www.abrajetpara.com.br/
Facebook: @abrajet.pa
Instagram: @abrajetpa
Texto: Michele Lobo com informações do Ministério do Turismo e Setur