Notícias

Empresários paraenses apostam na IX Fita para fortalecer negócios

Postado em 18 de outubro de 2019 por Julie Rocha em Gerais

Por Julie Rocha

img_20191017_210922_633
Pela primeira vez em uma edição da Feira Internacional de Turismo na Amazônia (FITA), o empresário Carlos Gonçalves, da agência Turvicam, aposta na feira como expectativa para fazer novos negócios para a empresa que atua há 30 anos em Belém, especializada em câmbio e venda de passagens aéreas. “Estamos numa fase de crescimento da nossa empresa, agregando novos produtos e nos colocando presentes nos eventos locais e nacionais para fortalecer nossos negócios”.
Carlos Gonçalves participou recentemente da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, considerada uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil. A experiência e o contato no evento com empresários locais da caravana da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-Pará) lhe rendeu a próxima investida, uma aposta no turismo regional, com foco no mercado do Marajó que atrai turistas do mundo inteiro.

img-20191018-wa0001
“Acredito no turismo regional e estamos em busca dessa ampliação e fortalecimento com nossos parceiros regionais que também acreditam no potencial que nós temos. Temos agora o voo da TAP, que vai crescer com mais alguns voos semanais, então vejo uma boa perspectiva para o futuro”, comentou ele.

img-20191017-wa0141
Ao lado dele, o gerente regional da TAP, Douglas Lima, avalia que Belém precisa crescer com a vinda de novas companhias para que a cidade se desenvolva para o turismo. “O Pará tem muitas potencialidades, tanto que vem crescendo cada vez mais no turismo e isso reflete no aumento das companhias aéreas. Então, acredito que fazendo um trabalho engajado, em parceria com as agências de viagem, o turismo paraense só venha a crescer cada vez mais. E a FITA nada mais vem para ajudar nesse fortalecimento”.

Rodada de negócios – Pela tarde, empresários participaram de uma rodada de negócios com representantes de doze operadoras de turismo e agentes de viagem do Brasil e exterior que participaram de famturs (viagens de familiarização) pelo Marajó e Santarém.

img-20191017-wa0148img-20191017-wa0166
Representando a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), a empresária paraense Rose Larrat, da Larrat Turismo e Eventos, avaliou o momento como uma boa oportunidade para apresentar o trade paraense que faz o receptivo do Pará e oferecer os passeios turísticos dos principais destinos do estado aos convidados da IX Fita. “O que vivemos hoje nesta tarde foi extremamente interessante porque deu para fazer negócios e oferecer o serviço receptivo das empresas de viagem do Pará”.
Programação
A nona edição da Fita abriu na noite de quinta-feira (17), com apresentação do secretário de estado de Turismo, André Dias e palestra magma da ex-presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Jeanine Pires. Concebida em dois momentos, a primeira parte, Módulo do Conhecimento segue até o dia 19 com painéis, palestras, debates, networking entre os empresários do turismo e famturs com 12 operadores e agentes de viagem do Brasil e exterior.
Nesta sexta-feira (18), a partir das 14 horas, ocorre o painel “Políticas públicas de turismo: cenário e oportunidades”, moderado pelo deputado estadual Victor Dias. Entre os participantes, estão: Bruno Wendling (presidente do Fornatur e diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e a deputada estadual Paula Gomes – Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).
Às 15h30, terá o painel Desafios e oportunidades da gestão descentralizada do Turismo e às 16h30, o painel “Turismo sustentável e turismo de experiência – Uma nova abordagem”, moderado pelo professor Álvaro do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pará. Às 17h30, será realizado um pré-Summit da ABEOC () intitulado “O legado do turismo de negócios e eventos” e às 18h30, o painel “Rotas e circuitos turísticos – governança, benefícios da indicação geográfica (ig) para o turismo e casos de sucesso”
Moderado por: Rubens Magno do SEBRAE PA | Célio Luis Lerin – Proprietário da Casa do Tomate e sócio fundador da Associação Caminhos de Pedra, de Bento Gonçalves (RS) | Jaime Milan– Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, RS, primeira IG reconhecida no BrasilJaime Milan– Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, RS, primeira IG reconhecida no Brasil.
A segunda etapa do evento ocorre de 3 a 5 de abril de 2020, no Hangar, com funcionamento do pavilhão de expositores, das 15h às 22h. O espaço de produtos turísticos é destinado a empresas e instituições governamentais, para exposição de produtos relativos ao turismo, enquanto que o espaço Feirão Pará se dedica às agências de viagem, a fim de comercializar seus serviços a preços diferenciados.
A programação completa inclui ainda café com o trade, palestras para o público final e a Vitrine Cultural, um espaço institucional do governo do Estado e outro para as 14 regiões turísticas do Pará, áreas de promoção e divulgação das rotas gastronômicas, Rota Amazônia (que integra Pará, Amazonas e Maranhão), Rota do Peregrino Mariano, além de praça de alimentação com a comercialização de comidas regionais para o público presente na feira.
*Com informações de Márcio Sousa

Pesquisar

Outras notícias