Notícias

Chef defende a criação de comitê em defesa da culinária paraense

Postado em 23 de outubro de 2019 por Michele em Gastronomia, Gerais, Turismo

A divulgação e o estudo das culinárias paraense e amazônica serão alguns dos temas de um bate papo promovido pelo chef de cozinha Herlander Andrade. O evento, que será realizado no inicio da noite de hoje, no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, contará com a presença de professores, chefs de cozinha e amantes da culinária regional.

herlander

A ideia, ainda embrionária, é a criação de um comitê para desenvolver ações voltadas para a preservação, estudo e difundir a cozinha regional para o mundo. O engajamento de profissionais de vários segmentos como chefs, professores de gastronomia, jornalistas, entre outros, em torno dessas ações, é de fundamental importância para o sucesso da empreitada.

o chef Herlander conta que se baseou na iniciativa do também chef de cozinha peruano, Gastón Acurio, proprietário do Astrid&Gastón, e que tornou a culinária do Peru uma das mais badaladas e conceituadas da atualidade, para desenvolver a ideia do comitê. “Hoje, três dos melhores restaurantes do mundo estão em Lima (Peru). E nós, com essa diversidade toda, imagine o que não podemos alcançar”, ressaltou.

Herlander vislumbra esse crescimento para a culinária regional. Mas em sua avaliação é necessário engajamento, união, foco e integração para se alcançar o patamar alcançado pelo Peru. “Não adianta eu ter a melhor unha de caranguejo no meu restaurante, não adianta ter o melhor tacacá, e hoje já estamos vendo que estamos perdendo nossas tacacazeiras, temos nossas erveiras do Ver-O-Peso, precisamos integrar tudo isso”, defende.

Hoje será uma coisa pequena, uma conversa inicial e o lançamento dessa ideia ainda embrionária, diz o chef. O evento contará com a participação da pós-doutoranda em Alimentos, Luiza Martins. Além dela, outros profissionais convidados por Andrade estarão participando do encontro.

Integração – Herlander lembrou ainda da importância da integração de vários setores para a divulgação da cultura e do turismo regional que vem sendo desenvolvida no estado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e entidades como a Abrajet-PA.
“Tenho participado e visto as ações da Abrajet e é disso que precisamos, integrar profissionais. Professores, ganham, o dono do restaurante ganha, o jornalista ganha, todos e o estado também ganha muito com isso. Precisamos criar esse vulto e por a ideia do comitê em prática”, concluiu.
Texto: Márcio Sousa
Redação da Abrajet-Pará

Foto: Eliseu Dias

Serviço:
Local: Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.
Endereço: Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 92.
Horário: 18hs às 18h30.

Pesquisar

Outras notícias