Dezessete restaurantes do Combu participam do primeiro Circuito Igara no sábado, 31
A ilha do Combu recebe no sábado, 31, o primeiro Circuito Gastronômico Igara – palavra de origem tupi-guarani que significa canoa. Das 10h às 17h, 17 restaurantes vão vender pratos saborosos a preços acessíveis e ao som de boa música. O Circuito é promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
Os pratos dos restaurantes que participarão do circuito vão custar até R$ 20. Segundo Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem, os chefs dos estabelecimentos participantes foram treinados por professores de gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama). “Capacitamos os cozinheiros das ilhas para que os pratos sejam saborosos e diferentes, mas sem perder a essência de cada um. Estamos muito animados para o primeiro circuito na ilha”, destacou.
“Eu estou gostando muito de participar. É importante o envolvimento que o poder público está tendo, valorizando o que é nosso, contribuindo para que a gente evolua cada vez mais”, disse Prazeres Quaresma, uma das chefs do circuito.
Outra cozinheira da ilha, Arlete Golveia, mantém seu estabelecimento em funcionamento há menos de um mês e está animada. “Eu espero que venha bastante gente, com certeza esse evento vai fazer com que mais pessoas conheçam o meu restaurante, por isso que estou caprichando”, afirmou.
Transporte – No dia do evento, as lanchas que vão levar os visitantes aos restaurantes praticarão preço único. O barqueiro Anderson Nascimento explica como vai funcionar: “No dia do evento as pessoas que quiserem participar do circuito serão identificadas por pulseiras e pagando apenas R$ 20 poderão sair de um restaurante para outro sem pagar nenhum outro valor extra”.
Serão disponibilizadas 30 lanchas para o Circuito. Os tickets podem ser adquiridos no embarque, com os próprios barqueiros. Os barcos partem a partir das 10h da praça Princesa Isabel. A travessia dura de 10 a 15 minutos.
Confira os pratos que serão oferecidos pelos 17 restaurantes que participarão do primeiro Igara:
- Saldosa Maloca – chef Prazeres Quaresma, prato: “Peregrino” (arroz de pato, com jambu e tucupi).
- Portas Abertas – chef Andrea Alves, prato: “Pirarucu desfiado” (acompanhado de arroz com jambu e purê de macaxeira).
- Casa Verde – chef Leina Ferreira, prato: “Gurijuba marajoara” (com pirão de camarão e arroz cozido ao leite de castanha).
- Sabor da Ilha – chef Hermias Castro, prato: “Pirarucu sabor da ilha” (ao molho de maracujá, arroz branco, farofa de chicória e purê de macaxeira).
- Combu Grill – chef Renan Assunção, prato: “Filhote frito ao molho de tucupi” (com jambu, pirão de peixe e arroz com chicória).
- Rústico da Ilha – chef Arlete Golveia, prato: “Pirarucu ao leite de coco” (com farofa, vinagrete e arroz paraense).
- Casa de Chocolate da Ilha do Combu – chef Viviane Quaresma, sobremesas: “Chocolate ao leite”, “Doce de cupuaçu” e “Nibs de cacau e castanhas quebradas” (acompanhadas de licor de nibs de cacau).
- Kakuri – chef Márcia Gama, prato: “Filhote empanado com molho de camarão” (com batata chips, arroz com queijo do Marajó e feijão manteiguinha).
- Flor do Combu – chef Celma Paixão, prato: “Flor da paixão” (filhote tostado na crosta do cupuaçu, acompanhado de arroz branco, farofa de aviú e pirão de castanha-do-pará).
- Casa Combu – chef Rafaela Oliveira, prato: “Casquinho da Casa” (farofa de feijão manteiguinha, banana frita e picadinho de pirapema).
- A Ilha – chef Jair Pessoa, prato: “Filhote grelhado ao molho de vinho branco” (com camarão rosa, acompanhado de arroz com castanha-do-pará e bacon).
- Ilha Branca – chef Elenilda Teles, prato: “Tambaqui assado de brasa” (sem espinha, acompanhado de arroz com jambu, farofa à moda da casa e vinagrete de tucupi).
- Restô da Ilha – chef Rosalina Trindade, prato: “Restô da ilha” (casquinha de caranguejo com arroz de jambu e camarão rosa ao alho e óleo).
- Boa – chef Boaventura Junior, prato: “Charque acebolado com farofa de açaí”.
- Canto dos Pássaros – chef Rosilene Trindade: “Pirarucu desfiado no leite da castanha-do-Pará” (acompanhamento de farofa e arroz com jambu e tucupi).
- Farol da Ilha do Combu – chef Ana Alice Mota, prato: “Camarão empanado na farinha de tapioca” (acompanhado de molho velhote de jambu e farofa de vinagrete).
- Elohin – chef Jarina Souza, prato: “Filé de tambaqui ao caldo de jambu” (acompanhamento purê de macaxeira e arroz com jambu).
Texto: Jamyla Magno
Fotos: Fernado Sette (Comus)
Fonte: Agência Belém