Notícias

O sonho de crianças marajoaras

Postado em 05 de julho de 2019 por Redação em Marajó, Regiões Paraenses
Atendendo a um pedido do bispo emérito do Marajó, Dom José Luis Azcona Hermoso, e da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, o governador Helder Barbalho garantiu o transporte, em um ônibus, das crianças que estudam balé clássico no Centro Social Menino Deus, em Soure, no arquipélago do Marajó (PA), e que foram selecionadas para o tradicional Festival de Dança de Joinville(SC), que acontece de 16 a 29 de julho, evento respeitado que já está em sua 37ª edição e é referendado pelo Ministério da Cidadania. As crianças irão acompanhadas por suas mães, o professor Osvaldo Felipe e religiosas da Prelazia, totalizando 55 pessoas.
O governador proporcionou a viagem de ida e volta e também o transporte da comitiva em Joinville durante a semana do evento, pelo que Dom Azcona e todos da Prelazia do Marajó e da Comissão Justiça e Paz agradecemos. Os pais das crianças se empenharam para conseguir os recursos necessários a fim de custear a alimentação e hospedagem. Promoveram bingos, quermesses, rifas e eventos diversos para viabilizar este grande sonho, que é fruto do trabalho voluntário e abnegado, dentro do projeto Palavras em Movimento. Mas está chegando o dia do embarque e ainda faltam dez mil.
Nem é preciso lembrar que no Marajó estão os municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Pará e do Brasil. A maioria absoluta da população é muito pobre e arrecadar dinheiro junto à própria comunidade é missão quase impossível. O fato de essas crianças terem sido selecionadas em um evento de abrangência nacional é extremamente significativo, o que pode ser irrelevante para crianças de classe média para elas é algo sublime. Há alguns anos, uma das meninas do projeto social foi escolhida para apresentação solo nesse mesmo festival. Não conseguiu ir, por falta de recursos para as passagens e hospedagem. Foi de cortar o coração o choro dessa pequenina. Um choro que ainda ecoa, de abandono, desamparo. Tal fato não pode se repetir. Essas crianças merecem um pouco de alegria, o coroamento do esforço que fazem, a felicidade de saberem que estão perto de realizar o grande sonho é indizível.
Peço a quem puder ajudar que deposite na conta da Paróquia Menino Deus, de Soure, agência 1151-7 do Banco do Brasil, conta corrente 8731-9. Contatos para esclarecimentos: e-mail prmarajo@gmail.com, telefones 91-3741 1333, 91- 99933 9121 (Kátia, secretária da Cúria); e 91 -988447294 (Marluce, ajudante do bispo Dom Azcona).

Pesquisar

Outras notícias