Notícias

Opinião | Te encontro no Círio em Belém do Pará

Postado em 21 de setembro de 2019 por Julie Rocha em Evento, Gerais, Metropolitana de Belém

Por Benigna Soares

????????????????????????????????????

Procissão com a berlinda da Santa vai ganhando mais fieis e homenagens pelas ruas de Belém do Pará. Foto: Fernando Nobre

Quem conhece a história do Pará sabe que em Belém o Natal, mundialmente celebrado em dezembro, se repete no mês de outubro. Os preparativos são muitos e acontecem o ano todo. Estive em Abaetetuba há cerca de dois meses e lá os artesãos trabalham sem parar, preparando o tradicional “brinquedo de miriti”, artesanato que resgata as manifestações culturais e a rotina do ribeirinho da Amazônia.

Por aqui já chegou a Corda do Círio, precioso símbolo que nos envolve em uma só devoção. Tem maniva sendo colhida e pré-cozida para a maniçoba, o pato está na engorda para se juntar ao tucupi que está sendo coado e fervido também para o tacacá.

????????????????????????????????????

Promesseiros da corda do Círio de Nazaré, um dos mais polêmicos ícones da Romaria Mariana de Belém. Foto: Fernando Nobre

Os parentes e amigos começam a confirmar presença em nossos lares e já estamos reforçando os armadores de rede, adquirindo um colchonete novo e armazenando a farinha de Bragança na dispensa.

Eu, da minha parte, divulgo há cerca de 20 anos o Círio. Me alegro de já ter feito isso em vários estados brasileiros e até em Portugal, de fazer parte de um seleto grupo que criou o Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis só para reforçar a divulgação do Círio e de outros eventos turísticos religiosos do Pará (conheça e participe em www.abrajetpara.com.br)

banner-premio

Nesse processo todo de preparação ainda há muito o que fazer. Mas, os organizadores não param. É arquibancada sendo montada, voluntários sendo chamados, credenciais sendo emitidas, esquema de trânsito e de segurança preparados, embarcações sendo contratadas, pintadas e decoradas para a Romaria Fluvial. Novenas e peregrinações acontecem todos os dias sem esquecer do arsenal de fogos e das velas para iluminar a noite da Trasladação.

Neste sábado, 21, por exemplo, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza a preparação dos alunos de diferentes escolas que vão conduzir os Carros de Promessa, na grande procissão do Círio. Durante o evento haverá momentos de oração, preparação espiritual e orientações sobre como ocorre a romaria de domingo e das funções destes estudantes.

????????????????????????????????????

Círio 2017 - Chegada da imagem de Nossa Senhora em frente à Basílica Santuário

Círio 2017 – Chegada da imagem de Nossa Senhora em frente à Basílica Santuário

????????????????????????????????????

As cores do Círio de Nazaré estampadas nas em fitas de lembrancinhas da festa religiosa. Foto: Fernando Nobre

 

A ordem de condução dos carros ficou assim:

CARRO DE PLÁCIDO: Colégio do Carmo/ Carmo Ananindeua;

BARCO DA GUARDA: Guarda Mirim;

BARCA NOVA: Colégio Benjamin Constant/ Colégio São Paulo;

CARRO DOS ANJOS 1: Anjos – Basílica;

CESTO DE PROMESSAS: Colégio Pequeno Príncipe – Avante/ Dr. Freitas;

CARRO DOS ANJOS 2: Anjos – Basílica;

BARCA COM VELAS: Colégio Aslan/ Escola Tenente Rêgo Barros;

CARRO DOS ANJOS 3: Anjos – Basílica;

BARCA PORTUGUESA: Colégio Impacto/ Colégio Sucesso;

CARRO DOS ANJOS 4: Anjos – Basílica;

BARCA COM REMOS: NPI/ Colégio Santo Antônio;

CARRO DOM FÚAS: Colégio Santa Rosa/ Colégio Gentil Bittencourt/ Colégio Olimpus;

CARRO DA SAGRADA FAMÍLIA: Souza Franco/ Colégio Santa Catarina.

????????????????????????????????????

Anjinhos na grande procissão do Círio de Nazaré. Foto: Fernando Nobre

 

PROMESSA E MILAGRE

????????????????????????????????????

Devoção à virgem de Nazaré movimenta milhões de pessoas pelas ruas de Belém no mês de outubro. Foto: Fernando Nobre

Acho lindo esse envolvimento dos estudantes pois assegura a continuidade da tradição, novos capítulos a serem escritos. Eu, particularmente, gosto de divulgar os Carros dos Promesseiros porque em 2002 fiz um pedido à Nossa Senhora de Nazaré que acordasse minha filha de um coma, resultante de traumatismo craniano depois de um acidente doméstico.

No Hospital Ofir Loyola tinha uma Berlinda com a Imagem de Nazaré. Foi lá que me ajoelhei e implorei a ela pela vida da minha borboletinha, que acordou em dois dias, depois de cerca de 40 dias desacordada. Os médicos tinham desenganado a vida dela e queriam desligar os aparelhos visando a doação de órgãos.

benigna-soares

Mas, eu sempre tive muita fé. Pedi ajuda a tantos amigos, pessoas desconhecidas, inclusive para que isso não ocorresse. Foram dias de escuridão profunda. Mas, Nazica sempre foi e sempre sera luz em nossas vidas. Minha promessa se cumpriu em 13 anos, pois prometi cortar os cabelos da minha filha até ela completar 15 anos e colocar no Carro dos Milagres. E assim fiz. Algumas pessoas confundem um pouco as coisas e interpretam de forma equivocada certos fatos. Acreditam que algumas pessoas sofrem mais, enfrentam mais problemas, correm mais risco como paga por serem como são.

Eu acredito que quanto maior é nossa fé, mais provações nos chegam. Ser testado nessa fé nem sempre é algo ruim. É só uma oportunidade para reafirmarmos sem medo, sem vergonha, sem preconceito quem de fato nós somos. Eu tenho medo da capacidade humana de fazer o mal, da falta de solidariedade, da inveja, da ambição descontrolada que sai destruindo tudo. Tenho medo da mentira, das armadilhas da vida.

????????????????????????????????????

Mulher carrega tijolos na cabeça como forma de promessa à Virgem de Nazaré. Foto: Fernando Nobre

Mas, tenho muitos motivos para acreditar em Deus, nos milagres de Nossa Senhora de Nazaré, na bondade das pessoas e acima de tudo na nossa transformação como pessoas humanas, capazes de amar verdadeiramente, de proteger uns aos outros, de perdoar e recomeçar. E acho que o Círio é um espaço único que temos para esse recomeço. É um lugar no tempo de Deus para reencontros.

 

Então, vamos nos reencontrar em Belém, no Pará, na Amazônia, durante o Círio de Nazaré?

 

* Benigna Soares é diretora da Abrajet-Pará e autora do blog: benignasoares.blogspot.com

Pesquisar

Outras notícias