Notícias

“Passos da Fé” serão trilhados por turistas a partir de 2020 em Belém

Postado em 30 de novembro de 2019 por Michele em Evento, Gerais

A partir do próximo ano, turistas, visitantes e a população em geral contará com mais uma opção de roteiro turístico em Belém, o Circuito Turístico “Passos da Fé”. Trata-se de uma visita guiada a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ao Memorial de Nazaré e a Casa de Plácido para conhecer a história do Círio, ter uma experiência com a realidade virtual, onde o visitante conhecerá também o Museu Virtual. O objetivo futuro é tornar a cidade de Belém, com suas igrejas seculares, um local de destaque na rota do turismo religioso nacional e internacional.

whatsapp-image-2019-11-29-at-10-12-37-pm

O projeto é uma iniciativa da Pastoral do Turismo (Pastur), da Diretoria do Círio, com apoio do Sebrae, Governo do Estado do Pará, Abrajet-PA, em parceria com agências de viagem e guias turísticos de Belém. A proposta de lançamento do circuito religioso ocorreu na noite da última quinta-feira, no auditório Dom Zico, durante o I Encontro de Agências de Viagem e Operadores de Turismo, e contou com a participação de representantes de agências, empresários do setor e da Abav-Pará.
O padre Francisco Maria Cavalcante, pároco da Basílica de Nazaré, abriu o encontro destacando as possibilidades que o Circuito oferecerá para a cidade de Belém, para as agências e a divulgação do próprio estado do Pará. Ele lembrou que o Santuário de Aparecida aproveita essa devoção, a fé em Nossa Senhora Aparecida, para manter um calendário anual de eventos torno da fé da padroeira do Brasil, mesmo fora do período da festa que ocorre em outubro. O mesmo se pensa para o Círio de Nazaré.
“Aparecida explora esse lado e o nosso Pará tem suas riquezas minerais, naturais, mas também tem essa riqueza que é a fé. E precisamos mostrar isso para o Mundo”, defendeu.
Janes Jaques, coordenadora da Pastoral do Turismo, disse que a ideia do Passos da Fé já existia há um tempo, mas nunca foi viabilizado. Mas que com o apoio da diretoria atual do Círio, ele sai definitivamente do papel para atender os visitantes e turistas. “Vai permitir o turista vivenciar o Círio mesmo fora do período, durante todo o ano para receber este turista”, explicou.

whatsapp-image-2019-11-29-at-10-10-33-pm
De acordo com o diretor do Círio, Roberto Souza, o principal objetivo do Passos da Fé é dar o primeiro impulso naquilo que será um grande circuito religioso em Belém. A opção pela Basílica e seu entorno como base desse roteiro, se justifica por se onde ocorre quase toda a movimentação durante a quinzena do Círio.
“Então esse pequeno circuito, a basílica, Memória de Nazaré e a Casa de Plácido, onde acontece a acolhida, é onde pensamos implantar a primeira fase deste projeto, sendo efetivada a partir de janeiro. A partir do próximo ano já planejamos a fazer um projeto maior que envolve as outras igrejas e espaços religiosos de Belém”, assegurou Roberto.
Edna Rocha, representante da ABAV-Pará, a proposta de roteiro é muito positiva, que na avaliação pessoal era algo muito necessário para o recebimento do turista que visita a Basílica. “Uma forma das pessoas chegarem e já ter um roteiro da própria igreja mostrando um pouquinho da nossa história, mostrando como é o Círio de verdade, fora de época do Círio, isso é mais importante. Nós podermos ter o Círio de Nazaré durante o ano todo e essa é uma das batalhas da própria ABAV e dos associados em querer que isso pudesse acontecer”, afirmou.
Divulgação – A integração da Pastoral do Turismo com as agências de turismo e as instituições como a ABAV, que se dispôs a dar apoio total ao projeto, segundo Edna Rocha, tem tudo para dar certo e crescer. “Com certeza vai dar certo e agora trabalhar para levar esse roteiro para feiras para divulgação e venda, tanto nacional como internacionalmente”, aposta.
O reitor da Basílica Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Também esteve presente no encontro, e acredita que este é o caminho para incentivar e incrementar o turismo religioso em Belém. “É tão presente em outros países e no nosso (país) ainda é pouco explorado este aspecto do turismo religioso. Nesse sentido, nos aqui em Belém, saímos na frente com o apoio do Governo creio que iremos dar um passo importante na organização desse evento”, disse.
O circuito – A primeira apresentação do Passos da Fé estabelece as visitas de segunda a sexta-feira, em três horários diferentes. Ás 9h, 11hs e 15hs. Será uma visita guiada a Basílica memória de Nazaré, , Sala de Cinema, com a História do Círio, Museu Virtual, encontro com a Imagem Peregrina, encerrando com uma visita a loja Lírio Mimoso.
O Passos da Fé faz parte do Projeto Investe Turismo, que possui como principal objetivo promover o aumento da competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios que integram o turismo nas regiões metropolitana, Baixo Amazonas e Marajó, favorecendo a experiência do turista.

 

Texto e fotos: Márcio Cruz

Pesquisar

Outras notícias