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Prêmio da AbrajetPa valoriza o Telejornalismo

Postado em 29 de agosto de 2019 por Michele em Evento

O Telejornalismo é uma das categorias do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” criado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (AbrajetPa), que tem o objetivo de valorizar o profissional jornalista paralelamente a valorização do turismo paraense.

O jornalista João Jadson, do veículo “TV Liberal”, associada da Rede Globo no Pará foi o vencedor desta categoria da última edição do prêmio, em 2017. Ele venceu com a reportagem “Círio, um fim de semana em que a fé flui pelas ruas de Belém”, que contou a trajetória do Círio nas ruas da capital paraense.

 

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Segundo Jadson, falar sobre o círio é se lançar no desafio de resumir em palavras o que não pode ser descrito, que é a grandiosidade da fé.  “Em 2017, no meio do corre-corre de mais uma transmissão “ao vivo” me propus a fazer isso. Em pouco mais de 2 minutos, narrei o fim de semana mais esperado do ano pelos paraenses”, contou.

“Em tom de crônica, segui a multidão. Olhei os olhos de cada devoto, e me deixei envolver pela força que toma as ruas de Belém a cada segundo domingo de outubro. Foi com essa reportagem que levei o prêmio de jornalismo em turismo, na categoria reportagem de TV. Uma iniciativa e um reconhecimento não só a mim, mas a todos os colegas de imprensa que sabem, vivem e valorizam a grandeza de um Estado como o nosso”, disse.

História do Telejornalismo

A primeira demonstração do aparelho ocorreu em 1926, pelo escocês John Logie Baird, que apresentou a televisão mecânica aos cientistas da Academia Britânica. Em 1927, nos Estados Unidos, o cientista Philo Taylor Farnsworth, fez uma demonstração de um artefato que transmitia imagens através de raios catódicos.

Durante alguns anos, era do uso de poucos, visto que somente famílias ricas podiam comprar o caríssimo objeto. A Segunda Guerra Mundial fez com que a pesquisa e a produção de televisores parassem, após o fim da guerra ocorreu o barateamento do aparelho e o surgimento de mais canais transmissores. Assim, praticamente, todas as classes sociais passaram a ter acesso à televisão e atualmente, a maioria das casas possui, no mínimo, um televisor.

No Brasil, a história da TV começa na década de 50, quando o jornalista e empresário Assis Chateaubriand, inaugura a primeiro canal brasileiro, a TV Tupi (canal 3), em São Paulo. Chateaubriand havia estado nos Estados Unidos e resolveu usar seu capital e conhecimento adquiridos no rádio e nos jornais para se aventurar pelo mundo da imagem.

No Pará, a TV Marajoara foi a pioneira, sendo inaugurada em 30 de setembro de 1961, exibindo os programas locais e da Rede Tupi. Na época, não havia transmissões em via satélite e microondas, pois a programação após ser exibida de São Paulo e no Rio de Janeiro, vinha de aviões para Belém. Da mesma maneira que aconteceu em outros países, o acesso a esse meio de comunicação, inicialmente estava restrito a um número mínimo de pessoas.

Sobre as inscrições:

As inscrições para o prêmio estão abertas nos sites www.abrajetpara.com.br ou www.encomtur2019.com.br. Haverá premiação para as categorias: jornalismo impresso, online, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo. Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria profissional publicadas de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

Nesta edição também serão premiados os internautas que tiverem imagens publicadas, com a hashtag: #premiodejornalismoemturismo, no Instagram, Facebook ou Twitter.

Na categoria do impresso, se enquadram: jornalistas com reportagens e/ou documentários sobre o tema estabelecido, veiculadas em emissoras de televisão (canal aberto ou fechado) brasileiras ou de outros países no período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019.

A inscrição se dará exclusivamente mediante publicação on line. No material deve constar a identificação do autor, da emissora, a data em que a matéria foi ao ar e a sua duração em minutos. Caso o veículo não conceda o crédito ao referido profissional, na publicação, o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, Declaração de Autoria, formal e escrita pelo representante do veículo de comunicação, lhe creditando a autoria do trabalho.

Critérios de avaliação:

-A adequação ao tema: turismo no Pará

-Qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem, imagens e edição);

– Qualidade de imagem quanto à valorização da informação;

– Excelência da mensagem passada quanto ao script, off e fala dos personagens;

– Qualidade da trilha sonora se houver;

– Criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos);

-Serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.

 

Texto: Michele Lobo

Foto: Divulgação

Com informações dos sites TodaMatéria e CinematecaParaaense

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