Região Norte está incluída no pacote de ações estratégicas para estimular turismo
As cidades de Belém, Salvaterra, Soure, Santarém e Belterra serão contempladas pelo programa Investe Turismo que será apresentado no dia 05 de agosto, na Estação Gasômetro, do Parque da Residência, em Belém.
Desenvolvido em parceria pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur o programa vai contemplar sete rotas turística da Região Note: no Pará serão Belém, Salvaterra, Soure, Santarém (e vilas de Alter do Chão e Ponta de Pedras) e Belterra (Flona do Tapajós).
Segundo o site do Ministério do Turismo, a iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 12 regiões turísticas dos sete estados nortistas. Ao todo o Investe Turismo vai contemplar 158 municípios das 27 Unidades da Federação.
O Programa tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, gerar empregos e incrementar a competitividade em sete rotas turísticas estratégicas da macrorregião nortista.
Regiões como o Polo Amazônico (AM), Encantos do Jalapão (TO), Marajó e Alter do Chão (PA), Savana Amazônica e Extremo Norte (RR) e Gaujará-Mirim (RO) serão beneficiados pelos investimentos, que serão de R$ 200 milhões para todo o país. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas na região Norte.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região.
“O Norte do Brasil tem destinos que oferecem natureza exuberante, aventura em plena selva amazônica, cultura e gastronomia com sotaque e ingredientes indígenas, uma singularidade que precisa ganhar o mundo. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, destaca o ministro no site do programa.
Fotos: Ronaldo Quadros